Feedback

Por
Elisabete Alves
&
Postado em
1/3/2021

FEEDBACK é uma ferramenta poderosa que potencializa o desenvolvimento humano. Ocorre pela troca de informações e percepções, bem como pelo estabelecimento de novos acordos visando o ajuste ou reforço de desempenho e performance de uma pessoa. Desta forma, utilizamos esta ferramenta para:

·       Orientação de mudança frente a uma ação ou a um comportamento específico; e

·       Reconhecimento positivo de ação ou de um comportamento específico para reforço e manutenção.

Há, comumente, 4 tipos diferentes de feedback, sendo apenas os dois primeiros práticas assertivas para gestão dos relacionamentos:

·       Positivo – valorização para repetição do comportamento;

·       Corretivo – orientação para mudança do comportamento;

·       Ofensivo – desrespeito que gera desprezo; e

·       Insignificante – sem resposta: vago e genérico que acaba não repercutindo efeitos.

Uma técnica que auxilia a condução das nossas conversas é o PCP. Um fator importante na sua aplicação é o estabelecimento prévio de um ambiente emocionalmente seguro. Também é de extrema relevância para o sucesso, o entendimento mútuo de que a ação proposta é genuína, isto é, que há confiança no outro e no seu potencial de desenvolvimento - veja o detalhamento no quadro abaixo:

Lembre-se de trabalhar a escuta, de também estar aberto e solicitar feedbacks e de utilizar a técnica de perguntas do coach, onde há o estímulo para que o interlocutor chegue à conclusão pela sua reflexão e não por uma afirmação.

Desejamos que sua comunicação seja o motor propulsor dos seus relacionamentos. Muito sucesso em suas conversas!

Elisabete Alves

Coach, Consultora de Desenvolvimento Humano e professora de pós-graduação e MBA da FAAP sobre temas ligados ao comportamento humano. Sua alta capacidade de escuta empática e paciente, proporciona ambientes de acolhimento, ajudando as pessoas a impulsionarem os caminhos na direção de seus objetivos. 

POSTS RELACIONADOS

Os relógios

SAIBA MAIS

A responsabilidade do poder no contexto da gestão.

SAIBA MAIS

Roupa no varal

SAIBA MAIS

ÚLTIMOS POSTS

Os relógios

Houve um tempo que o sol marcava as horas e juntamente com a natureza, marcava os ciclos da vida. Houve um tempo quando os relógios eram de bolso, presos às roupas por lindas correntes de ouro ou prata e usados por elegantes senhores de ternos escuros e chapéus (...)

Por
Sonia Barros
&
1/3/2021

A responsabilidade do poder no contexto da gestão.

No sentido da palavra, poder e gestão são muito semelhantes. Eu diria que são sinônimas uma da outra, pois quando pensamos na palavra gestão, logo nos vem à cabeça cargos de gerência, diretoria, presidência, que são os chamados “cargos de confiança” e, a eles associamos automaticamente, a prática de quem manda, de quem determina (...)

Por
Edjane Silva
&
1/3/2021
NOSSA ESSÊNCIA

Há mais de 10 anos acreditando na singularidade do desenho de construção individual como instrumento da Revolução Humana.

Saiba mais