Início  /  Blog

Criar futuros: o compromisso dos estrategistas

A palavra estratégia tem origem no termo grego strategia, que significa manobra, plano ou método usados para alcançar um objetivo ou resultado específico. O termo inspirou dirigentes militares durante batalhas entre países. Neste contexto, o que define o estrategista é que ele busca a vitória da guerra e não somente uma ou outra batalha, podendo, assim, permitir-se derrotas táticas em prol de seu objetivo final.

Dentro de nossos contextos pessoais ou profissionais, percebemos que o pensamento estratégico deve partir, portanto, da definição de visão de futuro, ou seja, a clareza de onde se quer chegar. Ao longo dessa trajetória, temos a chance de romper com a reprodução de velhas alternativas e soluções e buscar caminhos novos, criativos e, em geral, com mais resultados que os já trilhados.

Mas, afinal, como criar futuros?

“Planejar é criar futuros”

A definição de Carlos Matus Romo, criador do PES – Planejamento Estratégico Situacional, traz o planejamento como ferramenta essencial para escapar das armadilhas do improviso, que motivam respostas sem direcionamento claro a situações cotidianas.

“Quem não planeja está fadado ao improviso”

Obviamente que improvisar faz parte. Afinal, “podemos eleger nossos planos, mas não escolhemos as circunstâncias em que serão realizados”. Planejar por cenários é uma técnica bastante utilizada para prever possíveis alternativas, e mesmo assim, em determinados momentos, o improviso será necessário.

O planejamento também é importante para corrigir erros e problemas cotidianos. Mas atenção! Quando usado apenas para este fim, pode ser limitador, pois é como definir a direção do carro olhando para o espelho retrovisor.

A proposta do estrategista, é, portanto, desenhar um plano a partir de uma visão de futuro, um cenário desejado, crível e possível, portanto, “criável”.

O planejamento se estabelece como a grande oportunidade pessoal e corporativa de criar os futuros desejados em nossa vida e de nossos grupos de trabalho, com a definição de um conjunto de ações coerentes para o atingimento de um objetivo claro.

Compartilhe por aí:

Twitter
Facebook
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
César Caminha

César Caminha

Deixe um Comentário