Home
Serviços
AgileArquitetura de escolhas e NudgesAssessoria de desenvolvimento de pessoasCoaching IntegralComunicaçãoDesenho de trilhas de desenvolvimentoEconomia ComportamentalGestão de mudança organizacionalGestão de projetosInovaçãoInteligência EmocionalJogos empresariais exclusivosLiderança JovemLiderança SituacionalMentoria exclusivaMindset e Transformação DigitalPlanejamento, processos e monitoramentoProcessos de AssessmentPrograma de gestão por competênciaWorkshop e palestrasFerramenta T-ser
Blog
Modelos, Ebooks e Tutoriais
Podcasts
Nossa Essência
Contato
ENTRE EM CONTATO
icone pessoa e seta

FERRAMENTA T-SER

Se observarmos a natureza, tudo está baseado em padrões. Assim, qualquer metodologia de tendência comportamental utilizada hoje no mercado – como, por exemplo, o Método DISC, Quantum, MBTI, Hogan, PI etc. – vem de um conhecimento pautado na comparação de padrões.  

Na Grécia antiga, época em que várias áreas do conhecimento estavam conectadas, filósofos buscaram, através de cálculos matemáticos, padrões que regessem a natureza. Pois bem, um desse deles foi encontrado: talvez você ainda se lembre das aulas de Matemática, mesmo que superficialmente, sobre o número Phi – um dos padrões mais conhecidos, também chamado de “proporção áurea” e igual a 1,618.

Ao longo dos anos, esse padrão delimitado pelo Phi (figura ao lado) foi encontrado em diversos outros contextos: nas distâncias do corpo humano, na obra de Leonardo da Vinci, em obras arquitetônicas. Mais recentemente, o estudo dos fractais, que são estruturas autossimilares, demonstrou também que qualquer parte pequena do conjunto será igual a todas as outras representadas. Esse tipo de observação consolida a tese de que, na natureza, tudo é padrão.

E foi por meio da comparação de padrões, associada à curiosidade de Márcia Lerinna, que se iniciou uma nova maneira de compreender os padrões das pessoas. Ao falar sobre o estudo de padrões da natureza, devemos levar em consideração que nós, seres humanos, também somos parte da natureza. É incrível ver uma semente que, ao cair na terra e ser bem cultivada, se transformará em linda árvore frutífera. Como a natureza é perfeita! Quando uma semente de jabuticaba é plantada e cultivada, ela produzirá lindas e suculentas jabuticabas em situações favoráveis a essa semente.

A reflexão a se fazer, então, é que nós, seres humanos, também somos natureza e também trazemos um código, assim como a semente de jabuticaba. Ao plantar essa semente, todo o potencial dela é que floresça em uma linda jabuticabeira e produza jabuticabas. Ela não produzirá amoras, nem pitangas.  

A pesquisa de Márcia Lerinna chegou a essa compreensão: cada ser humano traz um código e, ao compreender esse código, entendemos também todo o potencial que ele traz. De maneira simplista, podemos dizer que há pessoas que nasceram com a semente de jabuticaba e tem a intenção de produzirem amoras e, assim, modificam suas naturezas ao buscarem algo contrário à sua essência.

Fica interessante pensar que todas as vezes que nós, homens, denegrimos a natureza de uma ou outra forma, ela dá um jeito de se reorganizar, buscando o encontro com sua essência. Quantas catástrofes naturais já vimos acontecer? Nada disso é diferente com o ser humano, mas ainda não temos toda essa consciência. Quando não compreendemos e nos distanciamos de nossa natureza, passamos por situações desafiadoras, que estão o tempo todo nos provocando e nos convidando a assumir o melhor do nosso potencial e a voltarmos o olhar para a nossa natureza.  

Aos poucos, Márcia foi associando aquilo que observava com os conhecimentos disponíveis. Alguns, na época, nem eram tão conhecidos. Para ter uma compreensão sistêmica sobre grupo de pessoas, buscou respaldo na medicina chinesa; explorou os elementos da natureza e como eles eram representados na natureza humana. Percebeu que existem pessoas que têm fortes características do elemento ar, denominadas visionárias; pessoas com características do elemento fogo, executores; aquelas que são do elemento água, as conectoras; e as pessoas do elemento terra, transformadoras. Estudou a fundo as características de cada um desses elementos e começou a compará-los aos padrões das pessoas.

O mais interessante foi observar que quando elas agiam a partir daquelas características, tinham mais harmonia em suas vidas e apresentavam melhor desenvolvimento. E que a humanidade, tal qual o padrão Torus (uma figura distinta e unificada que pode ser aplicada para energia autossustentável – vide imagem logo abaixo), também apresenta vidas distintas e unificadas. Dessa forma, quando combinamos essas experiências por meio do compartilhamento, nós criamos um laço que amplia os nossos níveis de consciência, aumentando nosso campo de pensamento e criatividade.

Cada elemento traz então, uma inteligência. Se cada um de nós tiver consciência e buscar a conexão com essa inteligência, esse potencial disponível, isso significa que poderemos ampliar os resultados que produzimos. E essa perspectiva pode ser levada e pensada em uma família, uma comunidade e, claro, também em uma empresa.

Finalizo com uma provocação para refletirmos: conecte-se com o seu potencial, faça florescer aquilo que tem de melhor. Com a auto-observação, o respeito por si e a atenção plena, você ampliará sua consciência sobre sua melhor forma de atuar, regará essa semente e alimentará o mundo com o melhor de si. Pode ser que suas experiências e as vozes do "mundo de fora" o puxem para fora do seu eixo (do seu melhor), confundindo-o sobre sua verdadeira essência.

Nesses momentos, existirá uma voz interior que pode e deve ser ouvida. Os nossos mestres nos ajudarão nessa jornada, mas, como enfatiza Nietzsche, "paga-se mal a um mestre, quando se continua sempre a ser o aluno".  (Friedrich Nietzsche, Ecce Homo, Prólogo, parágrafo 4). Portanto, seja seu próprio mestre!

OUTROS SERVIÇOS
icone de pessoas
SOLUÇÕES CORPORATIVAS

Programas humanizados para gestores e times, com o diferencial da transposição dos conteúdos em projetos aplicativos e continuados.

> Veja mais
icone pessoa e bandeira
LIDERANÇA

Experiências vivenciais, reflexões e diálogos acerca do papel de influência individual, instigando o desenvolvimento de competências de gestão intra e interpessoal.

> Veja mais
icone de pessoa e balão
COACHING INTEGRAL

Programas humanizados para gestores e times, com o diferencial da transposição dos conteúdos em projetos aplicativos e continuados.

> Veja mais

Desenvolvemos pessoas a partir de soluções customizadas

TELEFONE

+55 11 96083-7300

E-MAIL

contato@arquiteturarh.com.br

ENDEREÇO

Av. Moaci, 525 – conj. 304
CEP 04083-001 | Moema | SP

ENTRE EM CONTATO

Copyright © 2019 Arquitetura RH. Todos os direitos reservados.