BLOG
ARQUITETURA RH

ÚLTIMOS POSTS

O botão e a flor

Moro numa casa antiga em São Paulo, a maior cidade do país. Até aqui, nada anormal, certo?‍ Mas as pessoas se surpreendem quando ficam sabendo que o meu quintal é de terra e que tenho dois limoeiros, uma pitangueira, uma amoreira e uma jabuticabeira no jardim, além de muitos vasos de suculentas e cactos.‍ Isto é bastante diferente em cidades grandes, concordam?

Por
Sonia Barros
3/8/2020

Sobre legado

Muito se fala sobre a importância de se ter um propósito na vida e isso, muitas vezes, nos faz pensar: “será que eu tenho um propósito claro? O que, de fato, faz sentido na minha vida?”. Se você já se debateu pensando “como é que eu posso não ter clareza de meu propósito nessa vida?”, um momento de descompressão: nem sempre é tão simples identificarmos isso. Pode levar anos!

Por
Claudia Serrano
28/7/2020

8 dicas para tornar suas reuniões mais produtivas

Você chega 5 minutos antes, mas a reunião começa com 15 minutos de atraso. Há pessoas demais na sala, muitas das quais sequer precisariam estar ali, e outras que foram chamadas em cima da hora. A pauta, quando há uma, não é respeitada. Discute-se vários tópicos, mas, ao final, a única decisão tomada é a de que será preciso...

Por
Tiago Rodrigo
27/7/2020

Ambidestria organizacional

Ambidestria tem a ver com a habilidade de usar ambas as mãos com a mesma destreza. No contexto organizacional, é uma estratégia que combina características exploratórias, no sentido de utilizar recursos disponíveis e todo seu potencial, a fim de conduzir os negócios e operações atuais de forma eficiente, e investigativas, ou seja, capazes de analisar movimentos e oportunidades de mercado e se adaptar a essas demandas.

Por
Tiago Rodrigo
17/7/2020

Pitch de negócios: como apresentar sua ideia em 5 andares

Pitch é uma espécie de tweet do mundo físico: só que em vez de 140 caracteres, você costuma ter alguns minutinhos para apresentar sua ideia de negócio, encantar possíveis investidores e fazer com que eles aportem dinheiro para torná-la realidade. Ou ganhar escala, dependendo do caso.

Por
Tiago Rodrigo
10/7/2020

Onde foi parar meu tempo?

Os dias passam e continuo dizendo “sim” para uma série de pequenas atividades, em geral com pouca relevância, e nenhuma delas planejadas e priorizada sem minha relação semanal. Até que a, agora sobrecarregada, sexta-feira amanhece e, com ela, a constatação de que se trata, na verdade, de um dia normal, de 24 horas – e não uma versão estendida de 48h.

Por
Tiago Rodrigo
9/7/2020

Abundância, segundo Diamandis & Kotler

Os autores afirmam que estamos vivendo um período de abundância, e que a tecnologia está nos ajudando a dar saltos substanciais na qualidade de vida. Segundo eles, a escassez é contextual, pois a tecnologia é um mecanismo liberador de recursos que pode transformar o outrora escasso no agora abundante. O problema, portanto, não é escassez, mas acessibilidade.

Por
Elisabete Alves
8/7/2020

O futuro, de trás para frente

Processos de inovação podem ser eles próprios inovadores. Já apresentamos as cinco etapas do Design Thinking e como conduzir uma sessão de brainstorming reverso. Neste artigo, falaremos sobre uma técnica com ares futuristas chamada future, backwards – ou, como no título, “futuro, de trás para frente”.

Por
Tiago Rodrigo
7/7/2020

Mapas mentais: nosso jeito de raciocinar, desenhando.

Mapa mental é um método de suporte à aprendizagem. Desenvolvido por Tony Buzan¹, ele parte do princípio de que nosso cérebro processa melhor informações visuais do que escritas, o que o torna uma excelente ferramenta não apenas para o estudo, mas para sessões de brainstorming, planejamento e ideação.

Por
Tiago Rodrigo
2/7/2020

Me dá uma mãozinha, aí? Nudges e como eles têm sido usados para facilitar decisões.

Agora que já sabemos o que é a Economia Comportamental,vamos falar sobre nudges. A palavra nudge diz respeito àqueles cutucões que costumamos dar em alguém, geralmente com o cotovelo, chamando sua atenção para algo que está acontecendo.

Por
Tiago Rodrigo
1/7/2020

História de três encontros

Há muito tempo alguém me disse que eu era “generosa”, porque eu tinha acabado de lhe ensinar algo. Naquele momento, eu só agradeci, mas depois parei para pensar na generosidade ligada ao ato de ensinar.

Por
Sonia Barros
25/6/2020

O contexto importa: como a Economia se tornou Comportamental

Sempre que falo sobre contexto, utilizo um exercício chamado “ilusão de Ebbinhaus”. Talvez você não o conheça por este nome, mas certamente vai reconhecê-lo por suas figuras.

Por
Tiago Rodrigo
25/6/2020

Liderança autêntica

Um dos dilemas da atualidade trata o equilíbrio entre Vida Pessoal e Vida Profissional. Ao longo de minha vida, aprendi que isso não existe, pois tentar equilibrar estes dois lados é impossível. A capa da Harvard Business Review de março de 2014 foi enfática: “Trabalho versus Vida: esqueça o balanceamento, você terá que fazer escolhas”.

Por
Frederico Machado
24/6/2020

Brainstorming reverso

Já pensou se, em vez de buscar soluções, você explorasse formas de... criar ou agravar um problema?

Por
Tiago Rodrigo
23/6/2020

Liderança Humanizada – Muito além do chefe bonzinho

O maior desafio dos líderes contemporâneos é promover o engajamento das pessoas responsáveis pela execução das estratégias e pelos processos que conduzirão à máxima satisfação de seus clientes.

Já ouviu falar de... DDO?

DDO são as chamadas organizações focadas no desenvolvimento (do inglês Deliberately Developmental Organizations). Este conceito é fruto de um extenso trabalho de pesquisa realizado por Lisa Lahey e Robert Kegan, e publicado em An everyone’s culture (2016, ainda sem tradução para o português).

Por
Tiago Rodrigo
21/6/2020

Jornada do Herói

Vamos falar sobre a “Jornada do Herói”, porque este tema também diz muito sobre nós mesmos, os heróis do cotidiano. Vivemos uma grande jornada que é a vida. Ao longo dela, passamos por diversos enfrentamentos que nos levam a refletir sobre as escolhas que fazemos e valores que carregamos.

Por
Elisabete Alves
21/6/2020

Design Thinking: método de inovação e descoberta

Design Thinking é um método de cocriação utilizado para encontrar soluções criativas, capazes de oferecer respostas inovadoras a diferentes contextos de negócio.

Por
Tiago Rodrigo
12/6/2020

Revisitando o Diagrama de Gantt: aprenda a tirar o máximo dessa ferramenta em 6 etapas

Neste artigo, vamos explorar as funcionalidades do Diagrama de Gantt e colocá-las em prática, criando um projeto a partir do zero, planejando suas etapas em um quadro virtual, traçando sua rota crítica e, por fim, transpondo esse esquema todo para o Excel...

Por
Tiago Rodrigo
11/6/2020

Cascata à vista - o que é um projeto e como aplicar os métodos do PMBOK

Antes de falar sobre metodologias, frameworks e formas de gestão, é importante entender o que, exatamente, é um projeto. De acordo com a definição do Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge), projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto...

Por
Tiago Rodrigo
5/6/2020

Entre quadros e cerimônias – conceitos de projetos ágeis

Antes de começar, gosto de esclarecer dois conceitos: por que framework e não metodologia ágil? Embora muitas pessoas utilizem incorretamente o termo “metodologia” para se referir a projetos conduzidos sob os valores e princípios ágeis, ele é impreciso.

Por
Tiago Rodrigo
5/6/2020

Como cultivar e materializar Intenções

Artigo baseado no livro da Malika Chopra – O que vale é a intenção. Em minhas aulas e palestras tenho falado muito sobre gestão de intenção e expectativas. Enfatizo que intenções têm a ver com tudo aquilo que está em nosso “espaço de governabilidade”- aquilo em que de fato conseguimos atuar não depende das circunstâncias, nem de outras pessoas.

Por
Izabela Mioto
18/5/2020

Sobrecarga de escolhas: excesso de informação... e de dúvidas

Domingo. Acabo de almoçar. Na cozinha, tudo limpo e organizado; no quarto, a criança tira um cochilo debaixo do cobertor – e dos gatos. A estante de livros me convida a ler o segundo volume dos “Contos de Kolimá”[1], mas, por outro lado, o friozinho de outono faz a combinação sofá & manta ser mais atrativa.

Por
Tiago Rodrigo
18/5/2020

Sobre ler e escrever

Quando bem pequena, aprendi a amar os livros. Meu pai, sempre sentado no chão, encostado à parede, lia para mim as mesmas páginas, de novo, e de novo e de novo, conforme eu lhe pedia. Mas qual a razão para eu ter começado este pequeno texto assim?

Por
Sonia Barros
12/5/2020

Viés da confirmação: por que fatos não são o suficiente para nos fazer mudar de ideia

Os avanços tecnológicos das duas últimas décadas trouxeram uma fonte virtualmente infinita de informações. Contudo, beber dessa fonte nem sempre nos tem deixado mais conscientes de nossa situação.

Por
Tiago Rodrigo
8/5/2020

Perfis comportamentais – por que entendê-los

A todo instante somos convidados a participar, influenciar, promover e apoiar a expansão de consciência de muitas pessoas, além da nossa própria. As análises e percepções sobre quem somos são peças fundamentais na busca pelo desenvolvimento em nossas vidas.

Por
Andrea Sanchez
5/5/2020

Coaching ou Mentoria: qual e quando se aplica?

Atualmente, estes dois processos têm sido muito utilizados, e são, sem dúvida, importantes ferramentas de apoio ao desenvolvimento de um indivíduo. ‍Tais processos ocorrem desde a Grécia Antiga. Mas é fato que se popularizaram nos últimos anos, criando um contexto bem mais amplo quanto ao seu uso.

Por
Hedilene Cardoso
5/5/2020

7 reflexões importantes para superarmos a pandemia – o que podemos aprender com tudo isso?

Sem avisar, um forte apito vindo do trem se fez ouvir. Um barulho ensurdecedor. Até os mais distraídos ouviram. “Todos desçam agora, sua vida está em perigo!”, alertavam. Alguns entraram em pânico, mesmo sem saber ao certo o tamanho do perigo...

Por
Izabela Mioto
22/4/2020

Viés da automação: os algoritmos decidem melhor?

A Inteligência Artificial faz parte de nosso cotidiano e continua avançando de forma incrivelmente veloz. Por meio dela, algoritmos estudam nosso histórico de escolhas, comportamentos, ações, e criam modelos que lhes permitem fazer sugestões. Mas será que delegar escolhas ao algoritmo é sempre o melhor caminho?

Por
Tiago Rodrigo
17/4/2020

Colaboração

O mundo se globalizou e nós nos conectamos. Esse movimento de aproximação digital entre povos e culturas tão diversos evidenciou gaps de nosso repertório e a interdependência que existe entre os ecossistemas, tanto humanos quanto do meio ambiente.

Por
Tiago Rodrigo
2/4/2020

Confiança

Palavra forte, vamos começar entendendo qual seu significado. Segundo a Wikipédia, "Confiança", em psicologia, pode ser entendida como “um estado psicológico que se caracteriza pela intenção de aceitar a vulnerabilidade, com base em crenças otimistas a respeito das intenções (ou do comportamento) do outro”. Pode também ser entendida como a crença na probidade moral, na sinceridade de alguém.

Por
Juliana Haddad
30/3/2020

Comportamento de consumo em tempos de pandemia

Em quarentena, e saindo o mínimo necessário – nos últimos 10 dias foram uma ida ao supermercado (parte da rotina semanal de repor as frutas de casa) e quatro ou cinco descidas à portaria para retirar delivery de restaurantes e padarias –, me vejo diariamente bombardeado por notícias sobre a evolução do coronavírus mundo afora.

Por
Tiago Rodrigo
30/3/2020

Desafios para o mundo: o que pensam os JPs da FTO?

A Fertilizantes Tocantins acredita e investe nas novas gerações. Mais do que isso, ela acredita em sua conexão com profissionais mais experientes – e esta foi uma das ênfases dadas pelo presidente da empresa, Sr. José Eduardo Motta, em seu discurso de encerramento e formatura do primeiro programa de Jovens Profissionais, desenvolvido no ano de 2019.

Por
Izabela Mioto
26/3/2020

Eu serei tudo aquilo que desejar ser

Eu me perdoo por todas as vezes que eu não escolhi a mim, a maioria, era apenas um truque para aumentar a minha autoestima. Com isso, aprendi desde cedo que o resultado era um critério importante de aprovação e me tornei uma pessoa competitiva.

Por
Camila Paredes
26/3/2020

A conexão como potência!

Já reparou no olhar de uma mãe quando se depara pela primeira vez com o rostinho de seu bebê? Ou o olhar dos pais para seu filho em uma apresentação de escola? Ou mesmo o olhar de duas pessoas realmente apaixonadas?

Por
Izabela Mioto
26/3/2020

O outro e eu por inteiro

"Somos tão pobres que usamos as mesmas palavras para dizer coisas boas e ruins". Esta é uma das citações da Clarice Lispector que trago guardada. Ela me lembra de nossa finitude, assim como de nossa ambiguidade.

Por
Marília Camargo
25/3/2020

Longevidade

Cada situação da vida pode ser vista e analisada sob diferentes perspectivas. Algumas surgirão no momento exato em que o evento está acontecendo – interpretações, opiniões, emoções, inferências, julgamentos; outras, somente com o tempo, no formato de visões retrospectivas.

Por
Tiago Rodrigo
9/3/2020

Coerência de dentro para fora

A coerência pede essa inteireza, a coesão não apenas dentro do contexto do raciocínio lógico, mas também com os nossos sentimentos. Ela não admite nenhuma diminuição: um lado não pode subtrair o outro. A coerência pede que tenhamos presença plena em tudo o que fazemos e a consciência de que o que falamos e fazemos tem que soar em uníssono.

Por
Claudia Serrano
9/3/2020

Coragem

A palavra “coragem” vem do latim coracticum – agir com o coração, de acordo com o que verdadeiramente sentimos. Mas será que conseguimos ser corajosos, bem no sentido etimológico da palavra?

Por
Izabela Mioto
9/3/2020

Desempenho e cansaço: efeitos da positividade nas relações de trabalho contemporâneas

Publicado em 2010, o livro “Sociedade do cansaço”, escrito pelo filósofo Byung-Chul Han, trouxe à tona um debate importante sobre as relações de trabalho – mas, desta vez, sob a perspectiva das pessoas em relação a si mesmas.

Por
Tiago Rodrigo
3/3/2020

Mindset: Respostas cognitivas para um mundo em transformação

Apesar de ser fruto de um trabalho publicado em 2006, só recentemente o conceito de “mindset” ganhou popularidade no Brasil, mais precisamente em contextos de inovação e aprendizagem.

Por
Tiago Rodrigo
16/12/2019

Teoria da Liderança Situacional

Em sua teoria da Liderança Situacional, Paul Hersey e Kenneth Blanchard passaram a analisar o fenômeno da liderança não mais com foco no líder e, sim, sob o ponto de vista do colaborador.

Por
Claudia Serrano
11/12/2019

Feedback

Feedback é uma ferramenta poderosa que potencializa o desenvolvimento humano. Ocorre pela troca de informações e percepções, bem como pelo estabelecimento de novos acordos visando o ajuste ou reforço de desempenho e performance de uma pessoa.

Por
Elisabete Alves
25/11/2019

Premissas essenciais para você se tornar um Líder Coach

Aprendemos a buscar as respostas para várias de nossas perguntas no mundo de fora. Somos ávidos por respostas prontas, antídotos que parecem fazer efeito como se fossem uma varinha de condão, mas as boas respostas estão mesmo dentro de cada um de nós.

Por
Izabela Mioto
24/11/2019

Ambientes de trabalho tóxicos e por que é tão difícil deixá-los

Quando falamos de ambientes de trabalho perigosos, o que geralmente nos vem em mente: minas de carvão? Corpo de bombeiros? Pesca comercial? Trabalhos em galerias de esgoto?

Por
Tiago Rodrigo
8/11/2019

Liderança Assertiva promovendo o desenvolvimento de equipes por meio da prática da liderança situacional

Grande parte dos líderes deseja uma equipe de alto desempenho, ou seja, com colaboradores que apresentem domínio e comprometimento em relação às atividades sob sua responsabilidade.

Por
Izabela Mioto
29/10/2019

Comunicação não-violenta – por onde começar

A CNV é um modelo que nos ensina a estar presente no momento e a nos conectar com valores e necessidades profundas – as verdadeiras razões que movem as palavras e o comportamento das pessoas.

Por
Tiago Rodrigo
16/10/2019

Atitudes que fazem a diferença em tempos de crise

Você está perdendo o sono por conta da crise? Não sabe se continuará empregado ao chegar para mais um dia de trabalho? Quanto essa crise te afeta?

Por
Izabela Mioto
15/10/2019

A perseverança supera o talento e o propósito mobiliza a perseverança!

Muitos de nós conhecemos pessoas com uma série de talentos, mas não conseguimos percebê-los se transformar em algo produtivo ou de valor para essa pessoa. Ainda existe pouca valorização para o esforço e muita desistência de pessoas que teriam chances de ultrapassar os limites.

Por
Izabela Mioto
2/10/2019

Contratação de pessoas: uma via de duas mãos

Você já ouviu a seguinte frase? “As pessoas são o maior diferencial competitivo de uma organização”. Pois bem, a contratação de pessoal é o primeiro passo para que essa frase se traduza em uma verdade.

Por
Claudia Serrano
10/9/2019

Algumas dicas que podem facilitar a busca de um novo emprego

Saber o momento exato de procurar um novo desafio profissional pode não ser uma tarefa tão simples quanto se imagina. Muitas variáveis devem ser levadas em consideração na hora de tomar essa decisão. A percepção que se tem é a de que algumas pessoas acabam por fazê-lo de maneira precipitada.

Por
Claudia Serrano
10/9/2019

A inteligência emocional potencializando a sua carreira

Ao acordar em uma segunda-feira pela manhã, quando toca o despertador, qual é o seu sentimento? Qual significado o trabalho tem na sua vida? Ou, como recorrentemente pergunta o meu querido amigo, Wellington Nogueira, fundador dos Doutores da Alegria no Brasil, “Você tem conseguido se divertir enquanto trabalha?”.

Por
Izabela Mioto
10/9/2019

Feedback: muito além da técnica, vamos exercitar o “diálogo transformativo” em três cliques?

Ao iniciar um diálogo, EU tenho que ter clareza da minha intenção. Para isso, preciso responder à pergunta: qual a minha intenção, o que desejo transformar em mim, no outro e/ou no contexto? Quais serão os benefícios para mim, para o outro e para o contexto?

Por
Izabela Mioto
11/7/2019

Líderes Inspiradores: Paraguay

Paraguay, como é carinhosamente conhecido, é naturalmente espontâneo, carismático, alegre, com capacidade para a interlocução, através de sua comunicação fluida, clara e empática, que contagia o ambiente e influencia o time.

Shared Coaching: onde você também aprende com a experiência do outro!

O Shared Coaching (coaching compartilhado) é constituído por pessoas diversas, que normalmente não se conhecem e nem têm metas em comum. Os objetivos são traçados individualmente e refletem questões particulares.

Por
Elisabete Alves
22/4/2019

Um novo ciclo se inicia – me formei

Até então não havia pensado que a vida é constituída por ciclos. Quando o fiz, entendi que muitas coisas e pessoas precisam ir para que outras novas venham – como os ciclos, que precisam se encerrar para novos começarem. Assim, relacionei que, depois de concluir a graduação, nós iniciamos um novo ciclo.

Por
Flávia Passarella
16/4/2019

Não sou mais funcionário....e agora?

Muitos de nós somos surpreendidos por decisões de terceiros, como no caso quando trabalhamos numa empresa e, de repente, somos demitidos.

Por
Paula Hahnemann
22/3/2019

Que lado da linha você está?

Será que não importa onde queremos chegar? Nem que caminhos tomar? Vamos analisar alguns cenários: é possível eu chegar aos objetivos, quer eles sejam pessoais ou profissionais sem ter clareza do que se quer e como chegar lá? É possível uma empresa conseguir os melhores resultados sem ter esta clareza?

Por
Claudia Serrano
13/3/2019

Para ter um 2019 criativo todos os dias!

Como dizia meu avô... vivemos tempos “bicudos”, que hoje chamamos de “desafiadores”, um neologismo para “a crise está feia”. Nossa experiência mostra que estes são os momentos de vida onde a inovação e a criatividade são determinantes para nosso futuro.

Por
César Caminha
5/2/2019

Não queremos pessoas perfeitas, queremos pessoas de verdade.

Todos nós, no fundo, temos medo. Medo de sermos rejeitados, de sermos julgados, de não pertencermos a esse ou aquele contexto. E se simplesmente aceitássemos que o melhor e mais íntegro que podemos fazer por nós mesmos é nos apresentar como somos?

Por
Izabela Mioto
22/11/2018

O que desejam os líderes do futuro?

Os Capitães do Amanhã, como costumamos chamar, já fazem do presente o futuro e chegam para revolucionar os conceitos de liderança. Os comportamentos e valores para eles essenciais a futuras lideranças não são os mesmos que seriam mencionados em tempos não tão distantes.

Por
Izabela Mioto
8/11/2018

Criar futuros: o compromisso dos estrategistas

O pensamento estratégico parte da clareza de onde se quer chegar. Temos a chance de romper com a reprodução de velhas alternativas e soluções e buscar caminhos novos, criativos e, em geral, com mais resultados que os já trilhados. A partir desse conceito, como é possível criar visões de futuro?

Por
César Caminha
7/11/2018

Respeito e tolerância: o diálogo em tempos difíceis

É momento de voltarmos nosso olhar para o impacto de nossas atitudes nos contextos em que estamos inseridos, bem como o impacto dos contextos em nossas vidas.

Por
Izabela Mioto
26/10/2018

Como acompanhar a dinâmica do mercado colocando seus colaboradores em 1º lugar?

O recente processo de transferência da produção de automóveis da fabricante japonesa Honda, que impactou a vida de 4.500 pessoas, prova que, quando há respeito e valorização, os meios alavancam os fins.

Por
Elisabete Alves
23/10/2018

Saúde emocional começa com diálogo na infância

Ouvir os sentimentos das crianças faz com que tenhamos adultos emocionalmente mais saudáveis.

Por
Izabela Mioto
11/10/2018

Como a inteligência emocional pode ajudar a sua carreira?

Ao acordar às segundas-feiras pela manhã, quando toca o despertador, qual é o seu sentimento? Qual o significado que o trabalho tem na sua vida?

Por
Izabela Mioto
25/9/2018

Por que se conhecer para mudar?

O autoconhecimento e a auto-observação permitem que nos levemos constantemente a territórios de aprendizagem, com respeito às nossas habilidades e limitações – e, claro, às nossas ambições.

Por
Carolina Gazzi
19/9/2018
NOSSA ESSÊNCIA

Há mais de 10 anos acreditando na singularidade do desenho de construção individual como instrumento da Revolução Humana.

Saiba mais