BLOG
ARQUITETURA RH

ÚLTIMOS POSTS

Ambientes de trabalho tóxicos e por que é tão difícil deixá-los

Quando falamos de ambientes de trabalho perigosos, o que geralmente nos vem em mente: minas de carvão? Corpo de bombeiros? Pesca comercial? Trabalhos em galerias de esgoto?

Por
Tiago Rodrigo
8/11/2019

Liderança Assertiva promovendo o desenvolvimento de equipes por meio da prática da liderança situacional

Grande parte dos líderes deseja uma equipe de alto desempenho, ou seja, com colaboradores que apresentem domínio e comprometimento em relação às atividades sob sua responsabilidade.

Por
Izabela Mioto
29/10/2019

Comunicação não-violenta – por onde começar

A CNV é um modelo que nos ensina a estar presente no momento e a nos conectar com valores e necessidades profundas – as verdadeiras razões que movem as palavras e o comportamento das pessoas.

Por
Tiago Rodrigo
16/10/2019

Atitudes que fazem a diferença em tempos de crise

Você está perdendo o sono por conta da crise? Não sabe se continuará empregado ao chegar para mais um dia de trabalho? Quanto essa crise te afeta?

Por
Izabela Mioto
15/10/2019

A perseverança supera o talento e o propósito mobiliza a perseverança!

Muitos de nós conhecemos pessoas com uma série de talentos, mas não conseguimos percebê-los se transformar em algo produtivo ou de valor para essa pessoa. Ainda existe pouca valorização para o esforço e muita desistência de pessoas que teriam chances de ultrapassar os limites.

Por
Izabela Mioto
2/10/2019

Contratação de pessoas: uma via de duas mãos

Você já ouviu a seguinte frase? “As pessoas são o maior diferencial competitivo de uma organização”. Pois bem, a contratação de pessoal é o primeiro passo para que essa frase se traduza em uma verdade.

Por
Claudia Serrano
10/9/2019

Algumas dicas que podem facilitar a busca de um novo emprego

Saber o momento exato de procurar um novo desafio profissional pode não ser uma tarefa tão simples quanto se imagina. Muitas variáveis devem ser levadas em consideração na hora de tomar essa decisão. A percepção que se tem é a de que algumas pessoas acabam por fazê-lo de maneira precipitada.

Por
Claudia Serrano
10/9/2019

A inteligência emocional potencializando a sua carreira

Ao acordar em uma segunda-feira pela manhã, quando toca o despertador, qual é o seu sentimento? Qual significado o trabalho tem na sua vida? Ou, como recorrentemente pergunta o meu querido amigo, Wellington Nogueira, fundador dos Doutores da Alegria no Brasil, “Você tem conseguido se divertir enquanto trabalha?”.

Por
Izabela Mioto
10/9/2019

Feedback: muito além da técnica, vamos exercitar o “diálogo transformativo” em três cliques?

Ao iniciar um diálogo, EU tenho que ter clareza da minha intenção. Para isso, preciso responder à pergunta: qual a minha intenção, o que desejo transformar em mim, no outro e/ou no contexto? Quais serão os benefícios para mim, para o outro e para o contexto?

Por
Izabela Mioto
11/7/2019

Líderes Inspiradores: Paraguay

Paraguay, como é carinhosamente conhecido, é naturalmente espontâneo, carismático, alegre, com capacidade para a interlocução, através de sua comunicação fluida, clara e empática, que contagia o ambiente e influencia o time.

Shared Coaching: onde você também aprende com a experiência do outro!

O Shared Coaching (coaching compartilhado) é constituído por pessoas diversas, que normalmente não se conhecem e nem têm metas em comum. Os objetivos são traçados individualmente e refletem questões particulares.

Por
Elisabete Alves
22/4/2019

Um novo ciclo se inicia – me formei

Até então não havia pensado que a vida é constituída por ciclos. Quando o fiz, entendi que muitas coisas e pessoas precisam ir para que outras novas venham – como os ciclos, que precisam se encerrar para novos começarem. Assim, relacionei que, depois de concluir a graduação, nós iniciamos um novo ciclo.

Por
Flávia Passarella
16/4/2019

Não sou mais funcionário....e agora?

Muitos de nós somos surpreendidos por decisões de terceiros, como no caso quando trabalhamos numa empresa e, de repente, somos demitidos.

Por
Paula Hahnemann
22/3/2019

Que lado da linha você está?

Será que não importa onde queremos chegar? Nem que caminhos tomar? Vamos analisar alguns cenários: é possível eu chegar aos objetivos, quer eles sejam pessoais ou profissionais sem ter clareza do que se quer e como chegar lá? É possível uma empresa conseguir os melhores resultados sem ter esta clareza?

Por
Claudia Serrano
13/3/2019

Para ter um 2019 criativo todos os dias!

Como dizia meu avô... vivemos tempos “bicudos”, que hoje chamamos de “desafiadores”, um neologismo para “a crise está feia”. Nossa experiência mostra que estes são os momentos de vida onde a inovação e a criatividade são determinantes para nosso futuro.

Por
César Caminha
5/2/2019

Não queremos pessoas perfeitas, queremos pessoas de verdade.

Todos nós, no fundo, temos medo. Medo de sermos rejeitados, de sermos julgados, de não pertencermos a esse ou aquele contexto. E se simplesmente aceitássemos que o melhor e mais íntegro que podemos fazer por nós mesmos é nos apresentar como somos?

Por
Izabela Mioto
22/11/2018

O que desejam os líderes do futuro?

Os Capitães do Amanhã, como costumamos chamar, já fazem do presente o futuro e chegam para revolucionar os conceitos de liderança. Os comportamentos e valores para eles essenciais a futuras lideranças não são os mesmos que seriam mencionados em tempos não tão distantes.

Por
Izabela Mioto
8/11/2018

Criar futuros: o compromisso dos estrategistas

O pensamento estratégico parte da clareza de onde se quer chegar. Temos a chance de romper com a reprodução de velhas alternativas e soluções e buscar caminhos novos, criativos e, em geral, com mais resultados que os já trilhados. A partir desse conceito, como é possível criar visões de futuro?

Por
César Caminha
7/11/2018

Respeito e tolerância: o diálogo em tempos difíceis

É momento de voltarmos nosso olhar para o impacto de nossas atitudes nos contextos em que estamos inseridos, bem como o impacto dos contextos em nossas vidas.

Por
Izabela Mioto
26/10/2018

Como acompanhar a dinâmica do mercado colocando seus colaboradores em 1º lugar?

O recente processo de transferência da produção de automóveis da fabricante japonesa Honda, que impactou a vida de 4.500 pessoas, prova que, quando há respeito e valorização, os meios alavancam os fins.

Por
Elisabete Alves
23/10/2018

Saúde emocional começa com diálogo na infância

Ouvir os sentimentos das crianças faz com que tenhamos adultos emocionalmente mais saudáveis.

Por
Izabela Mioto
11/10/2018

Como a inteligência emocional pode ajudar a sua carreira?

Ao acordar às segunda-feira pela manhã, quando toca o despertador, qual é o seu sentimento? Qual o significado que o trabalho tem na sua vida?

Por
Izabela Mioto
25/9/2018

Por que se conhecer para mudar?

O autoconhecimento e a auto-observação permitem que nos levemos constantemente a territórios de aprendizagem, com respeito às nossas habilidades e limitações – e, claro, às nossas ambições.

Por
Carolina Gazzi
19/9/2018
NOSSA ESSÊNCIA

Há mais de 10 anos acreditando na singularidade do desenho de construção individual como instrumento da Revolução Humana.

Saiba mais